O que é a Naturopatia?
Na Clínica D.O. Mário Alves pode usufruir de serviços especializados de naturopatia. A história da naturopatia não é nova e são vários os benefícios reconhecidos a esta medicina complementar e alternativa (como é designada pela Organização Mundial de Saúde – OMS).
A forma moderna de naturopatia pode ser rastreada para o século 18-19 como sistema de cura natural. Tais sistemas incluem hidroterapia (tratamento de água), o qual era muito popular na Alemanha e na cura da natureza, desenvolvido na Áustria, com base na utilização de alimentos, ar, luz, água, e ervas no tratamento de doenças.
Benjamin Lust, um imigrante alemão, introduziu pela primeira vez naturopatia nos Estados Unidos em 1902, quando fundou a Escola Americana de Naturopatia. A escola enfatizou o uso de curas naturais, hábitos intestinais adequados e de higiene como ferramentas para a saúde. Esta foi a primeira vez que os princípios de uma dieta saudável, como o aumento da ingestão de fibras e reduzindo gorduras saturadas. Em meados de 1920 a 1940, o uso da medicina naturopata diminuiu.
Foi até 1960 que a naturopatia de estilo medicina holística tornou-se popular novamente. Hoje, naturopatas são licenciados prestadores de cuidados de saúde. Eles oferecem uma variedade de terapias naturais, incluindo vitaminas, homeopatia e suplementos minerais, Medicina Tradicional Chinesa, técnicas de relaxamento e remédios à base de plantas.
A existência da naturopatia remonta ao século XIX, mas foi apenas nos anos 80 que a sua utilização se tornou mais notória em Portugal. Aliás, foi nessa década que surgiu a formação de especialistas desta área no nosso país.
Mais recentemente, em 2003, e juntamente com outras áreas (como a homeopatia, acupuntura ou a fitoterapia) a naturopatia passou a ser reconhecida pelo estado português como medicina natural, desde 2003. De forma simples, esta medicina natural pretende prevenir e tratar as doenças recorrendo apenas ao uso de substâncias naturais (ou plantas medicinais).
De facto, a naturopatia não utiliza produtos de síntese química.
” Naturopatia ou medicina naturopata, é um sistema de medicina baseado no poder de cura da natureza. Naturopatia é um sistema holístico, ou seja, os médicos naturopatas esforçam-se para encontrar a causa da doença pela compreensão do corpo, mente e espírito da pessoa. A maioria dos médicos naturopatas usam uma variedade de terapias e técnicas (como a nutrição, a mudança de comportamento, fitoterapia, homeopatia, quiroprática, osteopatia, digitopunctura, somato emocional e acupunctura).
Há duas áreas de foco em naturopatia: uma é apoiar as habilidades de cura do corpo próprio, e o outro é capacitar as pessoas para fazer mudanças de estilo de vida necessárias para a melhor saúde possível. Enquanto os médicos naturopatas tratam através de sessões curtas da doença e condições crónicas sua ênfase é na prevenção da doença e educar pacientes.
Esta medicina alternativa e complementar divide-se em três áreas:
- Preventiva
- Curativa
- Educativa
Ou seja, na naturopatia a prevenção assume um papel tão importante quanto a cura. A ideia passa muitas vezes por “ensinar” o organismo a curar-se. No fundo, a naturopatia procura encontrar as causas da doença através da compreensão do corpo, mente e espírito do paciente, podendo incluir várias terapias desde a mudança de comportamentos ou a alterações alimentares, por exemplo.
O que pode tratar?
São várias as patologias ou sintomas que podem ser tratados através da naturopatia,
- Má circulação
- Dores menstruais
- Doenças reumáticas
- Problemas gastrointestinais
- Excesso de peso
- Gripes e constipações
- Problemas de pele (como acne ou psoríase)
- Anemia
O que devo esperar de um naturopata?
Uma visita a um médico naturopata será semelhante a uma visita ao seu médico de família. O médico irá tomar uma história muito completa, perguntando sobre sua dieta, estilo de vida, estress e exposições ambientais. Em seguida, irá fazer um exame físico, o que pode exigir testes de laboratório. Além dos testes convencionais, o pode usar técnicas de laboratório exclusivos, tais como a análise abrangente digestivo. Este teste permite que os naturopatas examinem o seu processo digestivo, assim como ver quais nutrientes que seu corpo está absorvendo, entre outras coisas.
Estes médicos tratam a pessoa como um todo, o que significa que eles consideram uma série de fatores antes de diagnosticar uma doença. Um naturopata pode olhar para o seu estado mental, emocional e espiritual, a sua dieta, a sua história familiar, o seu ambiente e seu estilo de vida antes de fazer um diagnóstico.
Alguns dos tratamentos mais comuns utilizados por um naturopata incluem:
- O aconselhamento nutricional
- Fitoterapia;
- A medicina homeopática ;
- Acupunctura;
- Osteopatia;
- Quiroprática;
- Digitopunctura;
- Libertação Somato Emocional etc.
- A hidroterapia (tratamento de água) – Essas terapias incluem beber água de nascente natural, tomar banho, alternando aplicações quentes e frios, e exercícios na água, os quais são pensados para estimular a cicatrização e fortalecer o sistema imunológico.
- Medicina física – Esta abordagem natural para a cura envolve o uso de toque, quente e fria, compressas, correntes elétricas, e as ondas sonoras para manipular os músculos, ossos e coluna vertebral.
- Desintoxicação – Esta terapia remove as toxinas do corpo pelo jejum, usando enemas, e beber muita água.
- Espiritualidade – o desenvolvimento espiritual da pessoa é incentivada como parte de um programa global de saúde.
- Estilo de vida e aconselhamento psicológico – Um naturopata pode usar a hipnose, imaginação guiada, ou outros métodos de aconselhamento como parte de um plano de tratamento.
Naturopatas consideram seus pacientes a ser participantes de sua saúde, de modo que você possa ser convidado a fazer mudanças de estilo de vida, como mudar o seu dormir, comer, e os hábitos de exercício.
Quais são as doenças e condições que respondem bem a naturopatia
É difícil destacar doenças específicas que respondem bem à naturopatia. Naturopatas tratam doenças agudas e crónicas da artrite a infecções do ouvido, de HIV a asma, de insuficiência cardíaca congestiva à hepatite. A naturopatia trata a pessoa como um todo, e não apenas como o tratamento de uma doença ou os seus sintomas, com o objectivo de ajudar seus pacientes a manter um estado de equilíbrio de boa saúde. Devido a esta abordagem holística, a naturopatia pode ser especialmente adequado para o tratamento de doenças crónicas.
Há algo que eu deva saber?
Certifique-se de deixar o seu médico saber sobre qualquer tratamento naturopata, e deixe seu naturopata saber sobre os medicamentos convencionais você está tomando. Alguns tratamentos podem interagir uns com os outros, e os seus profissionais de saúde serão mais capazes de tratá-lo se eles conhecerem todos o que você está usando. Não tome doses elevadas de nutrientes e ervas, sem a supervisão do seu naturopata, por causa dos potenciais efeitos tóxicos e drogas e ervas interações. Por favor, consulte as monografias sobre ervas e suplementos individuais para obter informações detalhadas. Certifique-se de que o seu médico aprova grandes mudanças em sua dieta (especialmente nos muito jovens, idosos e pessoas com certas condições médicas, como diabetes).”